Classificação Botânica
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Gentianales
Família: Apocynaceae
Composta por 400 gêneros e 3700 espécies. Distribuição predominantemente pantropical, mas com representantes em regiões temperadas..
Ocorrência
A família Apocynaceae está representada em todos os continentes (menos Antártica), em regiões tropicais e temperadas, desde o nível do mar até as montanhas mais altas, preferindo solos secos, com mais de 400 gêneros e cerca de 4.500 espécies; no Brasil são aproximadamente 850 espécies dentro de 90 gêneros.
Uso paisagístico
São frequentemente utilizadas em vasos como são os exemplos de Stapelia spp e Hoya carnosa.
Gênero com plantas suculentas
Cerca de 70 espécies. Distribuição: África Tropical, Índia e Madagascar.
Adenium, Pachypodium, Huernia, Orbeopsis, Stapelia, Stapelianthus
Subfamília Asclepiadoidea
*A família Asclepiadaceae tem sido atualmente considerada uma subfamília de Apocynaceae.
Curiosidades das Stapelias
O nome Stapelia foi introduzida em 1737 por Linnaeus em honra de Johannes van Stapel, um médico e botânico XVII.
Algumas espécies dessas plantas também são conhecidos pelo nome de estrela de flores africanos para suas flores em forma de estrela, bem como flores carniça pelo cheiro desagradável que emana flores, especialmente em dias quentes, que relembram a carniça de animais em decomposição. Este odor é muito estimado pelas moscas que vêm proporcionando assim a polinização. Seu perfume também faz desova muitos insetos nas flores, estar convencido de que um nutriente no futuro para suas larvas.
Algumas espécies
OBS: As espécies aqui representadas são todas de minha coleção particular. Algumas ainda não floriram e, neste caso, usarei imagens da internet, mas sempre de plantas que eu possuo.
Sempre que possivel irei identificar de onde retirei a imagem.






























Créditos:
Olá, a foto que você tem de Orbea variegata minima não é sua. Os direitos autorais são meus, porque a foto é minha. Solicito que você o remova imediatamente. Não use fotos que não sejam suas.
Obrigado.
Já estou retirando a foto e lamento o seu desconforto. Conforme postei antes da exibição das fotos nem todas as fotos são minhas, mas tenho todas as plantas, porém algumas ainda não floriram. Desta forma, utilizo a internet. Quando encontro o nome do autor eu publico nos créditos e as ninhas tem o nome do meu blog nelas
Um abraço e espero ter esclarecido que não houve nenhuma intensão de me apropriar de sua foto