Classificação Botânica
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Gênero: Senecio
Ocorrência
Família com mais de 23000 espécies compreendidas em aproximadamente 1600 gêneros, que se distribuem por regiões tropicais, subtropicais e temperadas de todo o mundo, desde o nível do mar até o cume de altas montanhas; no Brasil estima-se que ocorram 3000 espécies em 180 gêneros. dentre as quais 33 são nativas da região sul e 25 foram identificadas no Rio Grande do Sul.
Uso paisagístico
São utilizados para jardins, jardineiras e vasos suspensos
Genero com suculentas
Senesio
Curiosidades
Os alcalóides pirrolizidínicos (APs) são considerados um importante grupo de constituintes do gênero Senecio. São conhecidos por causarem intoxicações em animais herbívoros de grande porte, como bovinos, ovinos, suínos e eqüinos, levando a perdas consideráveis na pecuária para o sul do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A literatura também relata a ocorrência de intoxicações fatais em seres humanos devido ao consumo de espécies deSenecio contendo Aps, que têm sido empregadas na medicina popular de diversos países, inclusive na América Latina.
Algumas espécies
OBS: As espécies aqui representadas são todas de minha coleção particular. Algumas ainda não floriram e, neste caso, usarei imagens da internet, mas sempre de plantas que eu possuo.
Sempre que possivel irei identificar de onde retirei a imagem.






Créditos:
http://www.jardimdesuculentas.net76.net/