Classificação Científica
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Ruscaceae
25 gêneros, 500 espécies. Distribuição predominantemente pantropical.
Ocorrência
Plantas de ocorrência pantropical, com espécies originárias da Ásia, Europa, Índia, México, África e Madagascar, abrangendo aproximadamente 500 espécies distribuídas em 26 gêneros, com várias espécies adaptadas e cultivadas no Brasil.
Uso paisagístico
Pelo fato de apresentar formas e tamanhos diversos, através das muitas espécies cultivadas, a família Ruscaceae oferece várias alternativas em todos os planos de jardins, desde as forrações, até os volumes, representados pelos arbustos e plantas arborescentes. Dependendo da espécie ou da idade da planta, poderão ser aproveitadas como elemento de destaque da composição, criando centros de interesse de grande valor ornamental. São freqüentemente cultivadas em espaços abertos e ensolarados, embora algumas espécies apreciem locais à meia sombra.
Gênero com plantas suculentas – Sansevieria |
Cerca de 70 espécies. Distribuição: África Tropical, Índia e Madagascar. |
Curiosidades das Sansevieria ou espadas de São Jorge
Além do seu uso ornamental, as espadas-de-são-jorge são também conhecidas como plantas de proteção contra o mau-olhado, devendo ser colocadas próximo à entrada das casas.
Nas Religiões afro-brasileiras, ela é também chamada de espada-de-ogum(quando tem coloração verde) ouespada-de-oxóssi (bicolor, com bordas amarelas). Esta folha sagrada é uma folha gún (excitante, “quente”), sempre presente nos rituais de sasanha e na realização de aguas sagradas denominada de abô.
Algumas espécies
OBS: As espécies aqui representadas são todas de minha coleção particular. Algumas ainda não floriram e, neste caso, usarei imagens da internet, mas sempre de plantas que eu possuo.
Sempre que possivel irei identificar de onde retirei a imagem.






Créditos: