Classificação Científica
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Asphodelaceae
Ocorrência
A maior diversidade da família concentra-se na África do Sul, além de Nova Zelândia, região Mediterrânea e Ásia Central, perfazendo aproximadamente 800 espécies, distribuídas em 18 gêneros. No Brasil não se encontram plantas nativas, contudo, as espécies do gênero Aloe são bastante conhecidas e cultivadas como ornamentais e medicinais
Uso paisagístico
O gênero Aloe é o principal representante da família no paisagismo de áreas externas, com muitas espécies conhecidas.
Gasteria e Haworthia, também conhecidas, são utilizadas nos vasos e mini-jardins devido ao porte pequeno das mesmas. As espécies maiores devem ser cultivadas a sol pleno, enquanto que as menores preferem ambientes à meia-sombra.
CURIOSIDADES ACERCA DA ALOE VERA
Aloe vera também muito conhecida como babosa é uma planta rica em minerais, nutrientes e aminoácidos. A aloe vera é usada em vários processos como de cicatrização de queimaduras e feridas onde é feito um gel da planta, também é ingerida como suco principalmente na Ásia, onde é usada como remédio para tosses, ulceras, gastrites e ainda não há estudos que comprovam a eficácia, foi comprovado somente que esta planta atua como laxante. Porém ela é mais usada topicamente sendo utilizada em produtos e tratamentos cosméticos.
Nos tratamentos de feridas e queimaduras a aloe vera tem um alto poder da diminuição de inflamações, e assim acelerando o processo de cicatrização.
Já em processos de tratamentos cosméticos a aloe vera é muito usada nos cabelos em shampoos, cremes e até receitas caseiras feitas em casas que são batidas no liquidificador a gosma da aloe vera juntamente com alguns ingredientes selecionados e deixado nos cabelos para hidratação e brilho.
Gêneros com plantas suculentas
Aloe, , Gasteria, Haworthia
Créditos:
Enciclopédia Ilustrada 2200 Plantas e Flores – Volume 5 – Editora Europa
Algumas Espécies
OBS: As espécies aqui representadas são todas de minha coleção particular. Algumas ainda não floriram e, neste caso, usarei imagens da internet, mas sempre de plantas que eu possuo.
Sempre que possivel irei identificar de onde retirei a imagem.


















Créditos:
Enciclopédia Ilustrada 2200 Plantas e Flores – Volume 5